O Que Significa a Palavra Waifu e Como Ela é Usada no Universo dos Animes e Mangás

Vamos desvendar mais um mistério da cultura pop japonesa que está presente em diversas franquias, as chamadas waifu!

O Que Significa a Palavra Waifu e Como Ela é Usada no Universo dos Animes e Mangás

A waifu é a parceira perfeita de um fã de anime – uma parceira imaginária tirada diretamente da história de uma série de anime. E há uma série delas para escolher num cardápio praticamente infinito.

No universo das animações japonesas, os fãs podem descrever seus personagens ou arquétipos favoritos de várias maneiras, desde os principais tipos como tsundere (que descreve uma personagem de temperamento agressivo e fofo ao mesmo tempo) ou kuudere (que descreve um personagem que aparenta não ter sentimentos, ainda que as possua), até o termo himbo (usado para descrever homens bonitos), mas nenhum termo de personagem de anime é mais popular e potencialmente pode causar interpretações diferentes do que o conceito de uma waifu.

Pode haver alguns equívocos sobre o que é uma waifu pode significar. Isso não descreve um personagem de alguma franquia cheia de fan service clichês ou alguém encontrado no harém de um protagonista, mas sim a parceira imaginária ideal para um fã de anime. Assim, escolher uma waifu é uma missão bem maior do que realizar um simples concurso de beleza para garotas de anime, é uma maneira de encontrar a melhor parceira hipotética que preenche todos os requisitos não apenas de beleza, mas também de qualidade de caráter, habilidades/talentos, senso de humor, inteligência e mais. Uma verdadeira waifu é o pacote completo.

De Onde Surgiu o Conceito de Waifu?

A palavra waifu tem origem no próprio Japão, lá nos anos 1980. Pesquisando no site de vocabulário dictionary.com, os japoneses dessa época buscavam uma maneira mais progressista de descrever suas esposas, já que a palavra japonesa para esposa, kanai, tinha uma conotação mais patriarcal e conservadora, tendo mais o sentido de descrever alguém que era responsável por ficar e cuidar da casa, como uma dona de casa. Os japoneses começaram a utilizar a palavra inglesa “wife” e a pronunciaram à sua maneira “japonesada” – “waifu” – e a usaram como um termo mais neutro e geral para esposas sem as implicações de dona de casa, como a palavra kanai.

Lá para idos dos anos 2000, o estrangeirismo waifu começou a ser associado ao mundo da animação japonesa quando a palavra foi usada em uma breve cena de do anime Azumanga Daioh!, uma popularcomédia tipo slice-of-life da época. O personagem professor Sr. Kimura, quando questionado, explicou que a bela mulher em uma fotografia era sua esposa, mas ele não a descreveu com a palavra japonesa kanai, mas sim com “my wife” em inglês, talvez apenas para parecer descolado, e assim nasceu o conceito de waifus nos animes.

Nos anos seguintes, o conceito de waifu se expandiu rapidamente, adquirindo um significado completamente novo. Na verdade, raramente é usado no mundo real para falar sobre uma esposa, ficando praticamente restrito a utilização na cultura pop.

Como os Fãs Modernos de Anime Definem Suas Waifus

Na comunidade moderna de anime, o termo waifu descreve não fala sobre um personagem feminino casado, mas sim um que possa ser o parceiro ideal do seu fã. É mais ou menos semelhante ao conceito de ter um amigo imaginário, exceto que o fã de anime pode pegar diretamente um personagem de uma obra de ficção em vez de conceituar um amigo imaginário do zero.

Em particular, uma waifu é mais do que a personagem feminina favorita do fã de anime em uma determinada série; essa waifu satisfaz todas as necessidades do espectador para uma namorada ideal em termos não apenas de aparência, mas também de inteligência e sagacidade, personalidade, habilidades/talentos, compaixão e possivelmente mais do que algumas características moe. Basicamente é como se fosse alguém feito sob medida para o fã, o que diferencia as waifus do conceito mais geral de uma garota legal. É possível que um fã de anime veja um personagem como sua waifu e a melhor garota da série, embora esses dois conceitos tenham critérios um pouco diferentes.

Confira Também

Por natureza, uma waifu é puramente subjetiva, e nomear uma waifu geralmente é feito apenas por diversão e novidade. De certa forma, avaliar personagens femininas de anime pode ser uma maneira de os fãs de anime descobrirem seu gosto por mulheres, usando o contexto conveniente das garotas de anime para refinar seus gostos e preferências em um parceiro. Claro, se o fã usa ou não essa informação para procurar um parceiro na vida real é uma questão completamente separada, e talvez alguns fãs estejam satisfeitos em descobrir suas waifus ideais e deixar por isso mesmo.

Enquanto isso, o conceito de waifu pode unir e dividir os fãs de anime, já que os fãs costumam levar isso bastante a sério, de forma semelhante ao que é debatido nas comunidades, apesar da falta de respostas objetivas. Algumas das waifus mais populares podem receber elogios virtuais na Internet entre fãs com ideias semelhantes, enquanto waifus mais questionáveis podem levar os fãs a provocar uns aos outros com “sua waifu é uma porcaria” ou dizer algo ainda mais agressivo do que isso.

Alguns fãs de anime levam essa coisa toda à sério demais, enquanto outros sonham acordados com waifus apenas por diversão, o que também pode levar a conversas bem “constrangedoras” (para dizer o mínimo) nas redes sociais e fóruns. É totalmente entendível, muitos fãs de anime podem optar por manter sua waifu em segredo, protegendo esse personagem de críticas e, ao mesmo tempo, tendo um relacionamento mais “sério” com eles.

Mas e o que vocês acham da explicação sobre o termo Waifu? É apenas legal para utilizar de forma divertida ou momentânea ou passa a ser estranho demais usar isso em outras situações?

Deixem nos comentários abaixo se vocês concordam com a lista e quais são suas waifus favoritas. E Não deixem de compartilhar essa curiosidade com outros amigos! Até breve!

O Que é Uma Waifu?

A palavra Waifu foi utilizada para se referir a personagens que possuem uma série de características que agrade um fã ao ponto dela se tornar “elegível” como sua companhia ideal.

Sair da versão mobile